Mostrando postagens com marcador Dinâmicas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Dinâmicas. Mostrar todas as postagens

domingo, 6 de novembro de 2016

Dinâmica do abraço


Participantes: Indeterminado (todos os que estiverem participando)

Frase: "Quanta coisa cabe em um abraço."

Objetivos:• criar uma certa intimidade e aproximação com os colegas;

• avaliar o sentimento de exclusão de quem está com o balão;

• sentir que precisa da colaboração do outro para não ser "atingido" pelo balão.

Observação: ABRAÇO (do dicionário): demonstração de carinho, de amizade, acolhimento, ligação, fusão, união. ABRAÇAR: apertar com os braços, entrelaçar-se, ligar-se, unindo-se. (Deixar claro a importância de um abraço a quem precisa e entre o próprio grupo =UNIÃO).

OBS: levar bexigas e CD.

Descrição: Abraçar o colega encostando o peito e contando até três para trocar de "par".Um participante fica de fora com um balão que deverá encostar no peito de alguém"disponível" que assumirá o seu lugar ficando com o balão

Para que não seja encostado o balão, o abraço deverá ser forte e bem próximo e a troca de pares deverá ser rápida.



Dinâmica: EMPRESTANDO O LÁPIS



Objetivo: Mostrar a importância da partilha e a união entre as crianças.

Participantes: Todos os presentes no encontro

Material: Lápis de cor e desenho impresso.

- Pedir para que as crianças tragam para o próximo encontro um lápis de cor.

Importante: Cada criança deve trazer apenas UM lápis. Se a professora ver que a criança trouxe a caixa com mais cores, pedir para que a criança escolha a cor que mais gosta.

- A professora deve trazer impresso em papel um desenho para as crianças colorirem. O ideal é uma folha para cada criança. Na folha deverá ter o mesmo desenho duas vezes.

Descrição: Distribui-se uma folha para cada criança, pedindo que elas pintem apenas um desenho e com a lápis que trouxe. O desenho vai ficar com uma tonalidade apenas.

Quando as crianças terminarem o primeiro desenho, pede-se que inicie o segundo, mas agora elas não irão pintar somente com as cores que elas trouxeram e sim que emprestem o lápis do outro amigo para colorir o desenho, assim cada criança irá emprestar o lápis de um amigo para colorir e no final todos terão um trabalho colorido.

Conclusão: O primeiro desenho ficou com uma cor uniforme, com isso acabou ficando feio, esquisito. Mas quando eles emprestaram o lápis do amiguinho, o desenho ficou mais bonito, colorido.Com isso deve-se mostrar a criança que elas precisam se unir e se ajudarem mutuamente, explica-se que quantas outras crianças pobres que não tem o que eles tem, por exemplo, brinquedos, comidas etc.
Sendo assim, diante de nossas possibilidades, devemos dar um pouquinho daquilo que temos.







Dinâmica - Missões



Prepare e distribua para algumas crianças, no inicio do culto.


·32 papeis marrom ou preto 50% pessoas que não conhecem a Jesus e não tem quem fale nele

·15 papéis verde – pessoas que não conhecem Jesus mas, tem condições de ouvir

·15 papeis azuis – cristãos

·2 papéis branco escrito cv cristão de verdade


Imagine que nós aqui somos o mundo inteiro.

          Quem tiver papel marrom fique em pé representando as pessoas do mundo inteiro que nunca ouviram falar de Jesus de sua salvação  e do céu preparado para os salvos. Há um grande problema, pois não existe ninguém que more perto de vocês para lhes falar de Jesus. Não há bíblias escritas em suas línguas. Vocês são muitos e poderão morrer sim deus se ninguém for até onde vocês estão para falar de Jesus (podem sentar)

            Quem tem o papel verde fique em pé. Vocês são a parte daqueles que também não são salvos, mas já ouviram falar do amor de deus e da salvação  em Jesus através da televisão, rádio ......vocês podem ir a igreja  pois existem igrejas perto de vocês .

São como nossos familiares, colegas, amigos de escola, trabalho vizinho que ainda não aceitaram Jesus mas elas podem fazer isso  se quiserem ( podem sentar)

Agora o papel azul se levante. Vocês representam os que fazem de conta que conhecem a Jesus e a palavra de deus, até vão a igreja porque estão acostumados, leem a bíblia só por ler (quando leem) não deixam de fazer as coisas erradas que sabem que desagradam a deus (podem sentar)

Só falta um tipo de pessoa. Quem tem o papel branco escrito cv fique de pé também vocês representam os crentes de verdade. São pessoas que conhecem e amam a Jesus. Falam de Jesus e querem que outros também venham conhecê-lo. Se sentem responsáveis pelas almas perdida mas... Vocês são muito poucos (podem sentar).

Muitos não sabem quem é Jesus e não ficarão sabendo se alguém não sair do seu lugar e for até lá para falar para ele, são também muitas pessoas que não conhecem a Jesus mas têm condições de conhecê-lo, mas tão poucas as pessoas que falam de Jesus.

O próprio Jesus um dia falou: Orai ao Pai para que envie mais trabalhadores para falar do seu amor, pois são poucos e o campo está preparado para a colheita.

Disse Jesus

A quem enviarei Quem há de ir por nós? Isaias responde Eis  me aqui Senhor, eu vou!

Se você não pode ir ainda pode fazer 4 coisas.


  1 – Falar de Jesus para amigos e família.

 2 – Procurar conhecer mais sobre missões e os países que necessitam de missionários.

  3 – Orar pelos Missionários.

 4 – Participar ofertando aos que estão nos campos.      



(Retirado de grupos de whatsapp de MI)

QUAL DAS 3 MANEIRAS ABAIXO VC FAZ MISSÕES?



 OBJETIVO: Levar o participante a uma reflexão e após a mesma, traça

um novo plano de ação.

MATERIAL:
Três copos com água.

Três comprimidos efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal)


DESENVOLVIMENTO:

1. Colocar três copos com água sobre a mesa.

2. Pegar três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.

3. Pedir para prestarem atenção e colocar o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água.

4. Colocar o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem.

5. Por fim, retirar o terceiro comprimido da embalagem e colocá-lo dentro do terceiro copo com água

6. Pedir que os participantes digam o que observaram a partir da reflexão sobre: Nós somos o comprimido, o copo é a obra missionária e a água é o campo.

7. Perguntar quem conhece pessoas que estão como os do terceiro copo? Projetar o filme sobre os missionários ou apresentar as fotos.

8-Cada um deverá refletir que quando contribuímos colocando o sustento dos missionários em primeiro lugar estaremos como o segundo copo ou o terceiro? Por que? Deixar livre a reflexão, mas estimular a verbalização da opinião.




(Retirado de grupos de whatsapp de MI)

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Dinâmica das cores

Objetivo: Dinâmica de descontração e integração. 

Procedimento: Todos de pé, formando um círculo.
Distribuir fitas com as cores: azul, amarelo, verde e vermelho.
Dividir o grupo em territórios O REINO DAS CORES 

Havia um reino muito distante e bem colorido. Ele era dividido em 4 territórios separados.
 O azul. O amarelo. O verde. O vermelho

O território azul era bem alegre. 
As pessoas que lá moravam eram muito animadas. Adoravam bater os pés no chão. Esticar as mãos para cima e fazer festas. Sua bandeira era da alegria e seu grito de guerra era Ê Ê Ê Ê Ê Ê Ê ... 

Já o território vermelho, além de quente devido a sua cor, era o território do amor. As pessoas que lá moravam eram muito afetuosas. Adoravam fazer cafunés nos vizinhos, ficar de mãos dadas, abraçar e até beijinhos. Sua bandeira era do coração e seu grito de guerra era Aah...

 O território verde era ligado a natureza. As pessoas que moravam lá gostavam de subir em árvores, balançar nos galhos, caminhar pela relva, brincar de imitar animais como o cachorro, o galo, o boi, o gato e até os pulinhos do coelho. Sua bandeira era da ecologia e seu grito de guerra era oh!!! 

Faltava então o território amarelo, da cor do sol, este reino era todo energia. E ela vinha do corpo. As pessoas que lá moravam eram energéticas, energizadas. Adoravam trabalhar com a mente e o corpo, gostavam de mexer o corpo, bater palmas, meditar e até passar energia para todos os outros territórios. Sua bandeira era da energia e seu grito de guerra era Rá!!!

 Um dia organizou um grande encontro e propôs que os territórios se misturassem, pois cada um iria ter a oportunidade de trocar conhecimentos e fazer novas amizades. E assim aconteceu. 
O azul foi correndo encontrar o verde e o amarelo foi de encontro com o vermelho.
 Cada um procurava dar a mão para alguém, pois assim sentiam-se protegidos. Depois de um tempinho, olha que rebuliço. 
O azul foi encontrar com o amarelo e o verde com o vermelho. Que legal!!! 
Logo, uma nova troca, o azul dessa vez foi de encontro ao vermelho e o amarelo ao verde. Com tanta alegria do azul, amor do vermelho, sabedoria do verde e a energia do amarelo, as pessoas não sentiam o tempo passar. 
E o rei observando tudo que acontecia ao seu redor, emocionou-se, pois percebeu a alegria no rosto das pessoas. Então propôs que todos a partir daquele dia se unissem no mesmo propósito.

 No amor de Deus em comunhão, porque nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos e assim surgiu o "Reino de Deus.."